Participe da VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência - Unifadra Dracena

Evento presencial, gratuito, aberto ao público e acessível em Libras
24/05/2022


Nos dias 25 a 27 de maio, o departamento de Psicologia da Unifadra promove a VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, tendo como tema “Os nós de todos nós em uma só voz: as diversidades na comunicação”.

O evento é presencial, gratuito, aberto ao público, acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e será realizado pelos acadêmicos do 9º termo do curso, com a coordenação da Profa. Ma. Laízi da Silva Santos.

Segundo a coordenadora do evento, “falamos a língua portuguesa, mas não conseguimos nos comunicar com todo mundo. Mesmo estando em um país de língua portuguesa, temos uma segunda língua oficial, que é a Libras, além de uma diversidade de formas pelas quais as pessoas se comunicam, em especial as pessoas com deficiência. O tema desta edição da Semana da Inclusão é para que as pessoas possam reconhecer estas diversidades e compreender essas limitações na comunicação, dando voz a esta temática”, ressalta a Profa. Ma. Laízi.

A professora explica que o evento vai “desenvolver atividades que abordem essas questões, além de trazer reflexões sobre as pessoas com deficiências, as relacionando com o atendimento psicológico. Além disso, os participantes também vão vivenciar experiências nas salas temáticas, por meio de dinâmicas em que vão experimentar algumas rotinas de pessoas com deficiências na sociedade, por exemplo, simulando o ambiente de um supermercado e o de uma loja e a diversidade de comunicação nesses locais, bem como outras sensações que pessoas com deficiências experimentam no dia a dia. Desta forma, podemos trazer reflexão à sociedade e permitir a construção de conhecimentos sobre a diversidade de alguns tipos de comunicação”, finaliza Laízi.

A Profa. Ma. Andréa Frizo de C. Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, relembra que a primeira Semana da Inclusão ocorreu em 2016 e, devido à relevância dos assuntos tratados, ela passou a fazer parte do calendário acadêmico da instituição.

PROGRAMAÇÃO
VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência

Os nós de todos nós em uma só voz: as diversidades na comunicação
Dias 25, 26 e 27 de maio de 2022

25/05 (quarta-feira), às 19h, no Auditório da Fundec
- Abertura com apresentação do Coral da Unifadra
- Palestra: O atendimento psicológico às pessoas com deficiência, com o Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira, psicólogo clínico bilíngue (Libras) com enfoque psicanalítico

26/05 (quinta-feira), às 19h, no Auditório da Fundec
- Apresentação do Coral da APAE
- Roda de conversa: "50 anos de APAE - Uma história de amor e respeito"

27/05 (sexta-feira), às 19h, na Unifadra
- Vivências em salas temáticas:
Ambiente de supermercado
Sala das sensações 1
Sala das sensações 2
Comércio inclusivo


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA