Unifadra comemora o Dia do Enfermeiro

25/05/2022

Nos dias 17 e 18 de maio, o curso de Enfermagem da Unifadra de Dracena realizou um evento para os alunos em comemoração ao Dia do Enfermeiro no Auditório da Fundec.
Com uma mesa redonda sobre a atuação profissional em diferentes cenários dos dias de hoje, os enfermeiros convidados Ana Paula Soares de Abreu Bini, Rodrigo Fontana e Talicia Cezario da Fonseca expuseram suas experiências aos estudantes da Unifadra na noite do dia 17.

Já no dia 18, foi realizada a palestra sobre o papel do enfermeiro na avaliação de feridas, com o enfermeiro estomaterapeuta convidado Abrão Carlos Ferreira Costa.

A coordenadora do curso de Enfermagem Profª Dra. Lilian Carla Sossai Panicio destacou que a comemoração do Dia do Enfermeiro favorece as discussões de diversos assuntos da área da Enfermagem, propagando conhecimento e ressaltando a importância da profissão, bem como enriquecendo a aprendizagem dos futuros profissionais.
O diretor da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os profissionais da Enfermagem pelo importante trabalho que exercem na comunidade, salvando vidas e dando esperança para as pessoas que necessitam de seus cuidados.

O Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio em todo o mundo. A OMS – Organização Mundial da Saúde declarou 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem, profissão que ganhou grande destaque na luta contra a Covid-19.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, no período de 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri.
O Enfermeiro coloca sua vida em risco diariamente para cuidar das vidas de muitas outras pessoas, em hospitais, unidades de saúde, clínicas e tantos outros campos de atuação. A Fundec parabeniza todos esses profissionais, em especial seus professores e alunos, pelo Dia do Enfermeiro.