Acadêmicos da Unifadra publicam trabalho sobre a Síndrome de Down em revista científica

01/06/2022

Integrantes da primeira turma de Medicina da Unifadra Dracena, os alunos Bruna Frascino Bressan Correa e Luiz Eduardo do Carmo Vidal vinham desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e, com o material, realizaram a publicação de um artigo intitulado: “Levantamento bibliográfico das principais cardiopatias congênitas associadas à Síndrome de Down no Brasil” na revista Research, Society and Development.

A revista é uma publicação científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento. Ela recebe o conceito C da CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Orientados pelo Prof. Dr. Érico Torrieri, os alunos realizaram uma revisão bibliográfica integrativa, identificando as mais importantes atualizações referentes às principais cardiopatias congênitas associadas à síndrome de Down no Brasil.

O trabalho destacou o defeito do septo atrioventricular (AVSD), uma cardiopatia congênita prevalente em indivíduos com Síndrome de Down, e também enfatizou a correlação dos genes CRELD1, CRELD2, GATA4, GATA5, FBLN2, FRZB e BMP4, que aumentam a suscetibilidade à síndrome.

Essas novas descobertas, que fundamentaram o trabalho, são consideradas um grande avanço para a Medicina, pois são o ponto de partida para compreender integralmente essa comorbidade no coração, tão prevalente na Síndrome de Down. Os alunos ainda apontaram as mais recentes propostas terapêuticas na busca de uma melhor qualidade de vida dos pacientes acometidos pela síndrome.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 11, nº 6, ano 2022): https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29167

Às vésperas de se formar, Bruna e Luiz Eduardo ainda têm mais 4 meses de curso pela frente antes de conseguir seus CRM. Ela já escolheu a Pediatria como sua especialidade e revelou o desejo de “trabalhar em terapia intensiva pediátrica” e ele busca se tornar um anestesiologista.

Os alunos ainda ressaltam que o que os motivou a escolher esse tema foi que atualmente não existem muitas pesquisas que abordam a fisiopatogenia das cardiopatias mediante a Síndrome de Down e, como é bem prevalente, eles julgaram que seria relevante estudar as novas atualizações nesse contexto. A dupla ainda destaca que essa publicação foi fruto de muito estudo e dedicação, que ele estão trabalhando em cima dela há mais de 2 anos e estão muito satisfeitos e orgulhosos do trabalho feito.

Agora, o trabalho já publicado vai ser adequado às normas exigidas para finalização do TCC para entrega no curso de Medicina da Unifadra Dracena.

A Profa. Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina, ressalta que "a pesquisa é algo que sempre deve ser estimulada nos acadêmicos de Medicina. E a publicação dos resultados, sob a forma de um artigo, em uma revista importante, é o desejo de todo pesquisador. Parabenizo os alunos e o orientador por esta conquista".

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam os alunos Bruna e Luiz Eduardo e o professor Érico pelo desenvolvimento do trabalho e a publicação do artigo e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.