Docente da Unifadra conclui Mestrado - Profa. Claudineia Macedo

29/07/2022

A enfermeira e docente dos cursos de Enfermagem e de Medicina da Unifadra Dracena Profa. Claudineia Macedo fez sua apresentação de defesa no dia 30 de junho e concluiu o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com a dissertação "Sintomas depressivos e solidão em adultos e idosos", a docente foi orientada pela Profa. Dra. Tatiana Carvalho Reis Martins (UFMS).

Na banca de avaliação, estiveram presentes a Profa. Dra. Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda (UFMS), a Profa. Dra. Fernanda Marques da Costa (Universidade Estadual de Montes Claros), a Profa. Dra. Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio (UFMS) e o Prof. Dr. Lucas Gazarini (UFMS).

Segundo Claudineia, seu estudo avaliou os sintomas depressivos e a solidão em adultos acima de 45 anos e idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família em um município do Mato Grosso do Sul. Os resultados foram divididos em dois artigos.

O primeiro artigo identificou os fatores associados ao surgimento e à piora dos sintomas depressivos entre adultos mais velhos e idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família, em um período de dois anos, antes e durante a pandemia.

Já o segundo artigo buscou conhecer a prevalência e os fatores associados à solidão em adultos mais velhos e idosos residentes na comunidade durante a pandemia da COVID-19.

“Esse trabalho de identificação dos fatores associados aos sintomas depressivos e à solidão pode auxiliar na elaboração de estratégias de intervenção e na formulação de políticas voltadas à saúde mental, especialmente em um contexto pós-pandemia”, ressalta Claudineia.

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam a professora Claudineia Macedo pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o enriquecimento e o desenvolvimento do curso.