Fundec é uma das parceiras na implantação da Neurologia em Dracena

16/09/2022

Na noite do dia 13/09, foi apresentada a implantação da especialidade de alta complexidade em Neurologia na cidade de Dracena. O evento contou com a presença da imprensa, autoridades, alunos do curso de Medicina da Unifadra e representantes da comunidade.

As autoridades que fizeram o uso da palavra destacaram a relevância dos serviços de Neurologia para salvar vidas na comunidade de Dracena e região, além da importância da parceria entre a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, a Santa Casa e a Fundec, que viabilizou a implantação do serviço de atendimento de Neurologia e Neurocirurgia no município.

O prefeito André Lemos abriu o evento ressaltando a grande importância do serviço anunciado, comentando ainda que possivelmente seja um dos maiores feitos da Saúde do município nos últimos 20 anos e lembrando que quem passou por um trauma, um acidente ou um AVC tem poucas horas, uma janela curta de tempo, em que o socorro precisa acontecer e a necessidade de ser transferido a outra cidade pode custar a vida ou deixar sequelas.

“A Saúde vem evoluindo muito em Dracena, hoje somos a capital regional deste setor. A conquista da alta complexidade em Neurologia é algo que tem um caráter de socorro às pessoas, colocando Dracena num patamar mais alto de Saúde. Agora teremos condições para salvar vidas aqui na nossa cidade”, pontuou o prefeito, enaltecendo todo esforço da Santa Casa e da Fundec, por meio da Faculdade de Medicina, para que tal fato se concretizasse.

O provedor da Santa Casa Celso Xavier Santin fez um discurso emocionado, recordando a trajetória do hospital e citando o neurologista Eduardo Hosoume, que salvou muitas vidas, na fé e na vontade de resolver os casos, e o cardiologista Talel Salle, uma referência de Marília a Panorama, pela sua competência. Também agradeceu as parcerias que têm viabilizado conquistas importantes.

“Antes mesmo de assinar o ato de posse, o prefeito André já nos mostrou a sua responsabilidade em assumir a parceria com a Santa Casa. A Faculdade de Medicina vislumbrou a necessidade dessa realidade e está acontecendo”, sinalizou ao comentar que a neurocirurgia era uma especialidade muito distante de uma pequena Santa Casa, mas que hoje o sonho está se tornando uma realidade com muita fé e esforço conjunto.

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, destacou que a imprensa tem o papel de levar as informações a todos, os alunos e o público em geral, e reforçou a importância das parcerias. “Precisamos muito deste tipo de parcerias público-privadas, porque só assim conseguiremos atingir o desenvolvimento da nossa região. A Prefeitura, a Câmara e a Santa Casa nos ajudaram muito no processo de consolidação da Faculdade de Medicina”.

Também fizeram parte da mesa de honra o presidente da Câmara Municipal Claudinei Millan Pessoa, a secretária de saúde Cláudia Mara Luginick, o vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundec Jovacil Dias, o coordenador de UTI da Santa Casa Talel Salle, o diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini, o neurocirurgião Carlos Alberto dos Santos Filho, a coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Marilda Milanez Morgado de Abreu, o médico neurologista Eduardo Hosoume, o médico neurologista e neurorradio intervencionista Bruno Gonzales Miniello, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Favero, o vice-provedor da Santa Casa Hermes Tamura e o enfermeiro Eder Gimenes Zanquim.

Durante a apresentação do evento, Alessandro Mendes, superintendente da Santa Casa, comentou que a Neurologia será realizada em Dracena graças ao esforço e à parceria que envolve a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, a Santa Casa e a Fundec, que vão custear a implantação e os serviços da Neurologia.

Conforme citado, a Prefeitura e a Santa Casa entrarão com o custeio da equipe médica e, para que em 2023 possam ocorrer neurocirurgias no município, a Fundec está viabilizando R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos e irá custear o acesso dos alunos de Medicina para o internato nesta área de alta complexidade no município.

Terminados os pronunciamentos, o neurocirurgião Carlos Alberto dos Santos Filho, acompanhado pelo médico neurologista e neurorradio intervencionista Bruno Gonzales Miniello, apresentou as etapas da implantação das atividades, que já iniciam no dia 1º de outubro com o funcionamento do ambulatório de neurologia.

O neurocirurgião é docente na Unifadra e será o coordenador da equipe multiprofissional de Neurologia. Carlos Alberto destacou que a equipe inicialmente é composta por enfermeiro, neurologistas e neurocirurgiões - e isso é importante na questão de cirurgia e instrumentação, porque é preciso uma equipe multiprofissional. A proposta se baseia em atividades ambulatoriais cobrindo CISNAP (Consórcio Intermunicipal de Serviços da Nova Alta Paulista), AME, ambulatório da Santa Casa, pronto-socorro e o sobreaviso de internação.

“Inicialmente, vamos estabelecer treinamento e protocolos de equipes não especializadas e trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão junto com a faculdade. Assim que chegarem os materiais, que são importados dos Estados Unidos, Alemanha e Suíça - e têm prazo de 120 dias - associaremos a neurocirurgia, atendendo inicialmente o ambulatório e a urgência e emergência. A ideia para o planejamento é expandir para abranger no serviço de neurologia as reabilitações com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional e trabalhar na prevenção de doenças, no diagnóstico precoce e no tratamento. Tudo isso visa ao crescimento dos atendimentos, vinculado ao serviço de ensino, com pretensão de abertura de residência”, ressaltou o neurocirurgião.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Dracena