Acadêmicos de Medicina da Unifadra publicam trabalho sobre diabetes gestacional

23/05/2023

Os alunos Juliano da Silva Cabral, Alan Oliveira Ferrer e Jussara Miranda de Paula, do 11º termo de Medicina da Unifadra, publicaram o artigo “Metformina frente a Diabetes Gestacional: existe eficácia?” na revista Research, Society and Development.

Orientados pelo Prof. Me. Manoel Carlos Melillo Felzener, o trio buscou discorrer sobre a eficácia de antiglicemiantes orais, em especial a metformina, como uma opção alternativa aos injetáveis para o controle da diabetes gestacional.

Segundo os autores, foi observado que o uso da metformina gerou resultados positivos, além de trazer comodidade às gestantes por sua administração oral, e auxiliou na glicemia pós-prandial, menor ganho de peso materno e evitou a hipoglicemia materna e neonatal.

“Apesar dos pontos favoráveis, a metformina ainda necessita de mais estudos em relação à proteção e segurança do feto”, ressalta o Prof. Me. Manoel Carlos Melillo Felzener.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 12, nº 4, ano 2023):

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam os alunos Juliano, Alan e Jussara, e o professor Manoel pelo desenvolvimento do trabalho e a publicação do artigo, e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Research, Society and Development
A publicação é uma revista científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento.