Alunos da Unifadra fazem ação de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

29/05/2023

No dia 17 de maio, os alunos do 5º ano do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra, coordenados pela Profa. Ma. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, e acompanhados pela Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto, fizeram um trabalho de conscientização sobre a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, na feira livre de Dracena, com a entrega de folders, objetivando informar e orientar a sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

A atividade faz parte do conteúdo abordado na disciplina “Cidadania, Direitos e Prática Profissional”, referente ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A proposta foi realizar atividade de conscientização da comunidade com ênfase na prevenção, com o destaque para a divulgação de Instituições que trabalham em prol da defesa dos Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h com o intuito de receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com este fato, o dia 18 de maio se tornou o dia para que a população brasileira se conscientize e se mobilize contra esse tipo de violência.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andréa Frizo, é importante ressaltar que a atividade junto com a comunidade possibilita vários benefícios para a sociedade, propiciando um olhar direcionado aos direitos básicos e qualidade de vida da população, bem como contribui para a formação acadêmica, promovendo a experiência de aprendizagem no exercício profissional na prática.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os acadêmicos pelo importante trabalho de conscientização.