Estudantes do Anglo-CID participam do Parlamento Jovem 2023

.
08/01/2024

Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental João Augustus dos Santos Perpétuo e Daniel Menini Gussoni representaram o Colégio Anglo-CID na edição 2023 do Parlamento Jovem. O evento reuniu 16 estudantes, de escolas públicas e particulares da cidade, que tiveram a oportunidade de vivenciar o processo legislativo como vereadores.

Regulamentada pela Resolução 08/2008, a iniciativa da Câmara Municipal de Dracena convida as escolas do município a participarem do projeto, que possibilita uma experiência prática do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar com diplomação e exercício do mandato.

Nas escolas, os estudantes escolhem e debatem temas relevantes, sendo os autores das melhores propostas selecionados para participar do evento. No caso do Anglo-CID, os alunos foram orientados pela coordenadora pedagógica Cristiane Cardozo da Silva, que auxiliou na organização de ideias e ofereceu orientações para a redação de propostas.

A sessão ordinária do Parlamento Jovem foi realizada na Câmara Municipal de Dracena, no dia 6 de novembro, e conduzida integralmente pelos estudantes. A atividade contou com a presença dos vereadores da Legislatura, que acompanharam os jovens e os auxiliaram nas rotinas da Casa. Os pedidos apresentados durante o Parlamento Jovem foram votados favoráveis por unanimidade e encaminhados à Prefeitura.

Entre as reivindicações de 2023, destacam-se aquelas apresentadas pelos alunos do Anglo-CID:

João Agustus dos Santos Perpétuo requereu a elaboração de projeto de lei que promova a segurança do trânsito na Rua Ipiranga, pois nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia de Dracena há o fluxo de veículos de grande porte dificultando a circulação dos veículos de prestação de socorro, além de obstáculo não respeitado por condutores, o que coloca em risco a segurança de pedestres e animais. Foi sugerida a colocação de placas verticais indicativas de proibição de fluxo de veículos de grande porte e de indicação de velocidade máxima permitida.

Daniel Menini Gussoni requereu a inclusão da disciplina de Educação Financeira nos currículos das escolas de Dracena.

Vale dizer que o pedido dos estudantes foi atendido, com a instalação de placa que sinaliza travessia de pedestres e a inclusão da disciplina de Educação Financeira no currículo dos estudantes do 7º ao 9º ano do nosso colégio.

A coordenadora pedagógica Cristiane parabeniza a iniciativa dos estudantes em participar dessa significativa experiência, pela idealização das propostas realizada pelos estudantes e suas brilhantes atuações em plenário. A diretora do colégio Eulália Pires Fava ressalta a importância da participação dos estudantes no evento, pois contribui para a melhor compreensão do papel do vereador e promove soluções criativas para os problemas da comunidade.