Estudantes de Psicologia desenvolvem atividades no Centro de Convivência do Idoso em Dracena

.
26/01/2024

Os acadêmicos do 2º termo de Psicologia da Unifadra realizaram atividades de extensão no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Dracena, entre os meses de outubro e novembro de 2023. As ações foram desenvolvidas a partir dos conteúdos abordados nas disciplinas de “Psicologia do Desenvolvimento: vida adulta e velhice” e “Psicologia da Personalidade: enfoque fenomenológico-existencial” com orientação e supervisão das docentes Ma. Andréa Frizo e Ma. Fátima Simone Consoni.

As intervenções tiveram como objetivo abrir espaço para diálogos e reflexões sobre as vivências e experiências dos participantes com o intuito de desenvolver a autoestima, socialização, autonomia, fortalecimento de vínculos e do convívio comunitário como forma de promover o envelhecimento saudável.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil estará classificado como o sexto país no ranking mundial em número de pessoas com mais de 60 anos. Nesse cenário, a temática do envelhecimento exige a implementação de ações que assegurem os direitos desses cidadãos e promovam o bem-estar e a qualidade de vida.

Segundo as docentes, com o aumento da população idosa, desenvolver programas como este, que promovam a prevenção de situações de riscos e possibilitem a saúde de forma abrangente, é de suma importância para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Além dos benefícios para a comunidade, estes projetos favorecem os acadêmicos com a construção de conhecimento pelo contato com a realidade e pela articulação de conteúdos teóricos com a prática.

Durante as atividades no CCI, os participantes verbalizaram a importância do projeto em suas vidas, comentaram o quanto se sentem felizes e realizados nas atividades diárias com o grupo, com o acolhimento, e que no centro encontram espaço para externalizar as dificuldades e os sentimentos vividos.

A coordenadora do curso de Psicologia, Laízi Santos, destaca que essa ação representa uma extensão curricularizada do curso, crucial para que os estudantes estejam em contato com as demandas da Psicologia e desenvolvam competências para sua atuação profissional.

O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza os estudantes e suas orientadoras pelo desenvolvimento desta atividade de extensão, que é muito importante para esses futuros profissionais da Psicologia.