Estudantes do ensino médio do Anglo-CID realizam café literário

.
26/04/2024

Os estudantes do 2º ano do ensino médio do Anglo-CID estiveram na cozinha do CEP/UME, no dia 3 de abril, para um café literário com as chefes de cozinha Mariane Sato e Sirlei Souza. A atividade foi organizada pela professora Lizandra e relacionou literatura, memórias e vivência dentro da disciplina de Literatura.

Segundo a professora Lizandra, a culinária afetiva e a literatura têm uma conexão interessante. Ambas são formas de expressão cultural e podem evocar memórias e emoções profundas. Na ocasião, cada aluno trouxe um prato remetendo a uma de suas memórias afetivas para compartilhar com o grupo.

"Em muitos escritos, a comida é usada como um elemento narrativo para criar atmosfera, desenvolver personagens e transmitir mensagens simbólicas. Da mesma forma, a culinária afetiva está enraizada em memórias familiares, tradições culturais e momentos compartilhados ao redor da mesa, que podem inspirar histórias e poesias. A combinação de literatura e culinária afetiva pode criar uma experiência sensorial rica, que cativa tanto o paladar quanto a imaginação", explica a professora.

A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava ressalta que atividades como esta proporcionam momentos de lazer e maior interação entre colegas de sala e professores. A participação  das chefes de cozinha enriqueceu a dinâmica da atividade e favoreceu a reflexão sobre o interesse de mais uma possível profissão. A equipe Anglo-CID parabeniza os envolvidos nesta atividade que, além de interativa, foi muito saborosa.