Centro de Estudos Acadêmicos de Medicina para o Internato é inaugurado

.
28/06/2024

Na manhã de hoje (28), autoridades e acadêmicos prestigiaram a solenidade de inauguração do CEAMI - Centro de Estudos Acadêmicos de Medicina para o Internato. O espaço recebeu o nome “Dr. Haroldo Deponte” e servirá de suporte aos estudantes da Unifadra tanto para questões acadêmicas do internato quanto para conforto e descanso, principalmente daqueles que vêm de cidades vizinhas.

O prédio do CEAMI fica próximo à Santa Casa de Dracena e conta com um auditório com capacidade para 130 pessoas, quatro salas de estudos, uma biblioteca, banheiros, duas áreas de descanso, uma copa e lavanderia.

O prefeito André Lemos ressaltou que a inauguração do CEAMI é um marco significativo para Dracena, pois o espaço é dedicado ao conhecimento, à formação médica e à colaboração em prol da saúde pública, resultado de uma parceria sólida entre a Prefeitura de Dracena e a Unifadra. “Juntos estamos investindo no futuro da medicina, proporcionando aos estudantes um ambiente propício para o aprendizado, a pesquisa e a prática clínica. Os médicos em estágios colaboram ativamente na saúde pública, trazendo seu conhecimento e dedicação para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos”.

O presidente da Câmara Municipal Danilo Ledo destacou o esforço da Fundec para oferecer um serviço de excelência na área educacional e pediu aos estudantes de Medicina para que aproveitem o espaço e “estudem e fiquem sábios, para serem grandes profissionais e grandes seres humanos, capazes de acolher os pacientes e melhorar suas vidas”.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Luciano Gerlin pontuou que a cidade vive bons momentos na área da saúde, com obras, benfeitorias e investimentos. “Um equipamento como este é para a qualificação dos futuros profissionais, que hoje estão aprendendo e logo estarão em campo cuidando da vida das pessoas. Os médicos professores vão utilizar esta infraestrutura para oferecer mais qualidade no ensino. Este é o tipo de investimento que buscamos e vamos sempre buscar”.

O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai sinalizou em seus agradecimentos que já esteve em muitos lugares do país buscando inovações para a faculdade de Medicina e para os outros cursos superiores da Unifadra e “não vi em outra escola médica uma estrutura como esta, mas este é o local que precisávamos oferecer para nossos alunos terem uma formação de qualidade e desenvolverem suas atividades”.

Também fizeram parte da mesa de autoridades o Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra; a Profa. Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de  Medicina da Unifadra; a secretária municipal de Saúde Cláudia Luginick e o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Assuntos Viários Carlos Henrique dos Santos Telles.

Durante seu pronunciamento, em nome de toda a família, a médica Sandra Maria Braz Sola Deponte agradeceu a homenagem prestada ao marido, ressaltando que ele foi uma pessoa que tinha o hábito de estudar muito e todos os dias. “Ele acreditava nas pessoas e as incentivava. Acreditava na potência de cada aluno que esteve com ele nos breves anos na faculdade de Medicina da Unifadra. Acreditava na Medicina como ciência para cuidado com a vida e como arte para conforto do espírito. Espero que, ao vermos seu nome neste local, lembremos do seu exemplo. O interno observa, se debruça sobre o humano no hospital e vem ao centro de estudos pesquisar. Com profundo respeito e dedicação, retornará aos seus pacientes para cuidá-los ou pelo menos confortá-los de forma gentil”.

O ex-deputado estadual Reinaldo Alguz falou sobre o amigo Haroldo e sobre a relevância da homenagem, além de ressaltar a escolha da metodologia ativa de ensino adotada pelo curso de Medicina da Unifadra, que resulta na qualidade de formação de profissionais capacitados e habilitados ao cuidado de pacientes.