Na disciplina de "Fundamentos e Metodologias de Ciências", os estudantes do 6º termo do curso de Pedagogia da Unifadra Dracena participaram de uma atividade prática voltada para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para o ensino de Ciências.
Segundo a Profa. Dra. Priscilla Aparecida Tartari Pereira, que orientou os alunos, “nosso objetivo era enfatizar a importância da experimentação e da investigação no ensino de Ciências, além de preparar nossos estudantes com ferramentas metodológicas e práticas para despertar o interesse científico em seus futuros alunos, para introduzi-los à alfabetização e ao letramento científico”.
A turma foi incentivada a criar protocolos de experimentos que pudessem ser aplicados em sala de aula, incluindo o passo a passo de cada experimento e instruções para conduzir os alunos do ensino fundamental em processos de questionamento e observação dos fenômenos científicos.
A atividade teve como base o modelo socrático e o ensino por investigação, que instiga o estudante a explorar, questionar e descobrir, estimulando a autonomia no aprendizado científico. Os alunos foram divididos em grupos, vivenciando a prática de conduzir experimentos que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são específicos para os primeiros anos do ensino fundamental.
A coordenadora do curso de Pedagogia Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado ressaltou que essa vivência prática representa um passo importante para os estudantes de Pedagogia, além de ser “uma possibilidade significativa de exemplo sobre como deve ser o processo educacional, pautado em uma postura ativa por parte dos estudantes”.