Curso de Psicologia da Unifadra amplia discussão sobre saúde mental e inclusão da pessoa com deficiência em eventos

.
08/11/2024


O auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” da Fundec foi palco de dois eventos organizados pelo curso de Psicologia da Unifadra, que incentivaram a reflexão sobre a inclusão em nossa sociedade: a II Semana da Inclusão em Saúde Mental e Direitos Humanos e a IX Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A Semana da Inclusão em Saúde Mental e Direitos Humanos de 2024 foi iniciada por apresentações musicais dos alunos do quinto termo do curso de Psicologia e a primeira palestra, proferida pela terapeuta ocupacional Isabela Paschoalotto Marques e intitulada "AfetAR-TE: trilhas possíveis para a saúde mental", provocou reflexão sobre o uso da arte como agente de transformação.  

A psicóloga e mestranda em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente Mariana Perle de Calais ministrou a palestra "A Ciência como Ferramenta na Luta pelos Direitos Humanos das Populações Indígenas", compartilhando as descobertas de sua pesquisa sobre essas comunidades. Além disso, lançou seu primeiro livro, "Nasci. E agora?", pela editora Livrevoar.

Já a IX Semana da Inclusão da  Pessoa com Deficiência, organizada pelo nono termo do curso de Psicologia, foi iniciada com uma apresentação do coral da Unifadra, coordenado pela Profa. Dra. Sheila Franceschini. A noite incluiu a palestra "Inclusão, Tecnologia e Abordagens Pedagógicas", ministrada pelos renomados professores convidados, Dr. Klaus Schlünzen Junior e Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünze.

A roda de conversa "As Diferenças e a Inclusão no Ensino Superior" proporcionou uma troca de experiências valiosa sobre a inclusão das diversidades na comunidade acadêmica local e contou com a presença da comunidade surda, representada por Hugo Cesar de Brito e Luana Olivia Chicale, além de Silene Fatima de Freitas e Ludimila Vitória Ottoboni Prates,  que apresentaram suas vivências em distintos contextos. A mediação foi feita pelo acadêmico de Psicologia Renan Buchini. 
Na última noite do evento, foram oferecidos workshops sobre o exercício da criatividade; uma roda de conversa sobre contatos educacionais e narrativas de vida, que contou com a participação especial dos alunos do EJA de Dracena, além de uma apresentação da técnica de atenção plena. Em todas as noites, houve sorteios de brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Laízi Santos Silva, expressou sua gratidão pelo trabalho e dedicação da comunidade acadêmica na organização de temas relevantes para a realidade social, proporcionando reflexões essenciais para a transformação da sociedade.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA