Um projeto acadêmico ou uma simples ideia pode ter um potencial de escala? É o que o Spark, programa do Sebrae-SP pretende mostrar para universitários interessados em criar uma startup de sucesso. O programa está com 10 mil vagas abertas em todo o Estado de São Paulo, incluindo a região do Oeste Paulista. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de março, pelo link https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark .
O programa é promovido pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, e tem como objetivo demostrar para o mercado o potencial da academia na geração e desenvolvimento de inovação de tecnologia, engajando alunos para que se tornem empreendedores, por meio de capacitações, eventos de imersões e experiências inspiradoras.
“A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup”, explica Alessandra Ruchet, gestora do Spark.
No ano passado, o programa contou com mais de mil participantes de 180 cidades, além da colaboração de 200 instituições de ensino para atração de alunos interessados em desenvolver um negócio tecnológico ou tirar o estudo científico do papel. Durante o período de inscrição, o Sebrae-SP realizará palestras de empreendedorismo nas universidades para destacar o programa.
"O Spark é a oportunidade perfeita para universitários que querem tirar ideias inovadoras do papel. O programa traz uma visão transformadora para o ambiente acadêmico e também para o empreendedorismo. Com apoio e orientação, esses jovens podem se tornar protagonistas de grandes negócios", afirma a consultora de negócios Selma Luz.
Jornada
O Spark é dividido em fases e começa com 10 mil vagas abertas. Na primeira parte, serão realizados workshops online para auxiliar o participante quanto a comportamentos empreendedores necessários, além do desenvolvimento do projeto, com assuntos como validação de negócio, cliente ideal, MVP (do inglês Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), construção desse MVP, marketing, ecossistema e fomento e pitch (apresentação rápida e objetiva).
Informações da Assessoria de Imprensa Sebrae-SP