A Fundec ofereceu um curso on-line sobre o uso de inteligência artificial na Educação, voltado para estudantes de Pedagogia e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unifadra e para docentes da Educação Básica das unidades mantidas pela instituição.
Realizado em 8, 15, 22 e 29 de março, o curso teve 12 horas de duração e foi ministrado por Celso Tatizana, especialista em Educação e Inteligência Artificial e diretor da Caltech Tecnologia, que apresentou ferramentas como o Visual Class, que possibilita a criação de simulados interativos, avaliações digitais e relatórios automáticos, além do uso de IA generativa (ChatGPT, Gemini, Claude) para a criação e correção de exercícios.
A professora Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado, coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pela área de Educação Mediada por Tecnologia na Unifadra, destacou que essas ferramentas auxiliam os docentes na identificação de dificuldades dos alunos, facilitando o acompanhamento da aprendizagem e a adoção de estratégias de recuperação.
“Os resultados de avaliações externas como Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) são indicativos de como anda a qualidade da Educação de um modo abrangente. Ter a oportunidade de fazer nossos próprios simulados usando IA para um diagnóstico de sala permite aos professores adequar o planejamento das aulas conforme as necessidades dos alunos, além de preparar os estudantes e as instituições para estas avaliações”, ressaltou.
O curso também foi fundamental para os estudantes de Pedagogia, que futuramente atuarão na implementação de avaliações, e para os estudantes de ADS, que podem explorar o desenvolvimento de novas ferramentas educacionais como uma oportunidade de mercado.