Ex-aluno do Anglo-CID Gabriel Toschi retorna à Fundec para inspirar estudantes

.
31/03/2025


O Colégio Anglo-CID e a Unifadra receberam uma visita especial: o dracenense Gabriel Toschi, hoje residente em Taubaté. Ex-aluno do Anglo e formado em Ciência da Computação pela USP, ele voltou à cidade natal para compartilhar sua trajetória acadêmica e profissional com os estudantes.

Durante o bate-papo com os alunos do 3º ano do ensino médio, Gabriel falou sobre estratégias de estudo para os vestibulares, destacando a importância da prática constante. Para ele, revisar o conteúdo não basta; é essencial exercitar os conhecimentos, resolvendo exercícios e explorando diferentes formas de abordagem para as questões.

Ressaltando ainda a importância da prática de estudo, Gabriel contou que participava de vários projetos no Anglo-CID e elogiou o trabalho dos professores e da escola para sua formação. A coordenadora do Ensino Médio, Profa. Ma. Rosana Ramos Socha de Araújo, que acompanhou o evento, relembra que Gabriel conquistou diversas medalhas em olimpíadas como Física (OPF), História da Unicamp (ONHB) e WEB Desafio.

Além de contar sobre sua trajetória, Toschi esclareceu as diferenças entre os principais cursos da área de tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Ele reforçou a importância de analisar a matriz curricular antes de escolher um curso, garantindo que a formação esteja alinhada aos interesses e objetivos profissionais de cada aluno.

Gabriel também trouxe reflexões sobre o mercado de trabalho, compartilhando sua experiência na área de tecnologia. Ele explicou como funciona a rotina de quem trabalha com desenvolvimento de software e desmistificou alguns estereótipos. "Muita gente imagina que quem gosta de tecnologia passa o dia inteiro programando sozinho, mas, na realidade, o trabalho envolve muitas reuniões e comunicação constante com outras pessoas", comentou.

Durante sua passagem por Dracena, ele também participou, na Unifadra, de uma conversa com egressos e convidados sobre tendências e desafios da TI no mundo corporativo, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, promovida pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O encontro proporcionou aos alunos um panorama atualizado do setor.

Para os estudantes do Anglo-CID e da Unifadra, os encontros foram uma oportunidade enriquecedora de conhecer a trajetória de um ex-aluno na área de tecnologia e empreendedorismo. Iniciativas como estas ajudam a aproximar os alunos das unidades mantidas pela Fundec do mercado de trabalho e auxiliam na tomada de decisões sobre o futuro profissional.

Atualmente, Gabriel dirige a Editora Piquinim, um estúdio de jogos de tabuleiro que busca valorizar a cultura brasileira. Recentemente, a empresa concluiu uma campanha de financiamento coletivo para lançar três microjogos de cartas, alcançando 537% da meta estabelecida. "Nosso objetivo é tornar os jogos de mesa mais acessíveis e aproximar as pessoas em um mundo cada vez mais digital", destacou o ex-aluno.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA