O Colégio Anglo-CID implementou um novo formato para o ensino de redação: as aulas passaram a ser organizadas no modelo de Oficinas de Produção Textual, com a utilização da metodologia ativa TBL (Team-Based Learning). A proposta visa ampliar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem e tornar o desenvolvimento da escrita ainda mais dinâmico e colaborativo.
"Nosso objetivo é transformar as aulas de redação em experiências significativas, que promovam não apenas o domínio das técnicas de escrita, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas", destaca a professora responsável pela disciplina Profa. Ma. Lizandra do Nascimento Martins.
A metodologia TBL adotada para as oficinas, com os alunos trabalhando em grupos, estimula a reflexão, o debate, a tomada de decisões, a análise crítica e a construção conjunta do conhecimento, competências fundamentais para o desenvolvimento pleno na área da linguagem e para a vida.
De acordo com a professora, essa proposta valoriza o estudante como agente ativo do seu próprio aprendizado, favorecendo a autonomia na produção de textos de diversos gêneros. Além disso, aproxima a prática pedagógica das exigências contemporâneas, preparando os alunos para avaliações importantes como o ENEM e vestibulares, bem como para os desafios do mundo acadêmico e profissional.