O curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unifadra promoveu, na noite desta segunda-feira (18), a palestra “O Programador e a IA: colaboração, evolução e futuro”. O evento, realizado no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, reuniu acadêmicos de ADS e alunos do Colégio Maxi de Dracena.
A palestra foi ministrada pelo professor Juliano Brioschi, que leciona a disciplina de Inteligência Artificial no ensino médio integrado ao curso técnico em Programação de Jogos Digitais do Colégio Maxi, fortalecendo a integração entre as instituições mantidas pela Fundec.
Para o diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, a discussão sobre IA é fundamental para a capacitação dos nossos alunos. "Trazer este tema para o ambiente acadêmico é essencial. Nosso papel, na Unifadra, é ir além do ensino das ferramentas: é preparar os futuros profissionais para compreenderem e aplicarem conceitos inovadores que já estão definindo o mercado", afirmou.
O tema da palestra, “colaboração, evolução e futuro”, reflete uma demanda crescente do mercado de trabalho. O coordenador do curso de ADS, Prof. Me. Alessandro Fornari, reforça: “A Inteligência Artificial deixou de ser um conceito futurista para se tornar uma ferramenta presente no dia a dia do desenvolvimento de software e análise de dados. A abordagem do professor Brioschi permitiu aos alunos uma visão clara das aplicações práticas e do potencial da IA em suas futuras carreiras”.
Fornari acrescenta que as ferramentas devem ser empregadas como instrumentos de apoio, uma vez que, embora proporcionem a facilidade de geração automática de códigos completos, é imprescindível que o aluno detenha o conhecimento da linguagem de programação para assegurar a realização de manutenções e atualizações nos códigos elaborados também por IA.
Eventos como este reforçam o compromisso da Unifadra Dracena de oferecer uma educação que transcende a teoria, conectando os estudantes com as práticas e os debates que estão moldando o futuro da tecnologia.