Anglo-CID integra Literatura Africana e Gastronomia em experiência sensorial no ensino médio

Estudantes reproduzem pratos tradicionais africanos e conectam sabores e poesia em atividade interdisciplinar avaliada por especialistas
11/11/2025


Os estudantes do itinerário de Literatura do Anglo-CID viveram uma experiência cultural e sensorial marcante ao integrar a riqueza literária africana e a tradição gastronômica do continente em um projeto interdisciplinar coordenado pela professora Lizandra Nascimento Martins.

Os estudantes foram desafiados em múltiplas competências, mantendo como foco a literatura. A atividade contou com a participação das gastrólogas Ana Sanches e Sirlei Souza, que orientaram a imersão na culinária africana sugerindo os pratos a serem reproduzidos e, depois, participaram da banca avaliadora, ao lado da coordenadora do ensino médio, Rosana Socha.

A apresentação foi realizada no dia 4 de outubro e cada prato foi acompanhado de poemas autorais, recitados pelos próprios alunos, estabelecendo um diálogo entre palavras, aromas e sabores.

Os grupos foram responsáveis por preparar uma entrada de sua livre escolha, o prato principal bobotie (espécie de torta de carne moída com cobertura de ovos típica da África do Sul) e a sobremesa melktert (torta de leite), sobressaindo-se pela fidelidade às receitas originais.

A avaliação seguiu critérios profissionais de gastronomia — harmonia dos ingredientes, técnica, sabor e apresentação — e teve um diferencial marcante: a conexão com a literatura.

Segundo a professora Lizandra, o objetivo foi plenamente alcançado. “Foi uma forma de tornar a Literatura Africana tangível, saborosa e memorável. Os alunos vivenciaram, por meio dos sentidos, um pouco da cultura presente nos textos. A poesia ganhou novos significados quando associada aos sabores e aromas”.

As gastrólogas também destacaram o empenho dos participantes. “Ficamos impressionadas com a dedicação dos alunos em reproduzir os pratos com autenticidade e o cuidado com os detalhes. A combinação com a literatura foi uma sacada genial, que elevou a experiência a outro patamar", comentou Sirlei Souza.

A diretora do Anglo-CID, Eulália Pires Fava, ressaltou a importância de iniciativas que integram diferentes áreas do conhecimento. "Este projeto é um exemplo de como a educação pode ser interdisciplinar e inovadora. Aqui foram desenvolvidas habilidades que vão muito além do currículo tradicional, como trabalho em equipe, criatividade e uma visão mais ampla e sensível sobre outras culturas", afirmou.

O projeto evidenciou o potencial da educação interdisciplinar para ampliar horizontes, integrar saberes e despertar novas formas de compreender o mundo — mostrando que aprender pode, sim, ser uma experiência poética e saborosa.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA