Unifadra realiza Cerimônia do Jaleco e acolhe a 10ª turma do curso de Medicina

Acolhida institucional destacou a estrutura do curso, o acompanhamento acadêmico e os investimentos que fortalecem a formação médica oferecida pela Unifadra
09/02/2026


A Unifadra Dracena realizou, no dia 9 de fevereiro, a Cerimônia do Jaleco dos calouros do curso de Medicina, marcando oficialmente o início da trajetória acadêmica da 10ª turma. A solenidade reuniu estudantes, familiares, docentes e representantes da Fundec, mantenedora da instituição, em um momento de acolhimento institucional e integração com a comunidade acadêmica.

Durante o evento, os ingressantes acompanharam a apresentação do corpo docente e da gestão da Fundec e participaram de atividades que evidenciaram a proposta pedagógica do curso. A programação reforçou o modelo de ensino baseado em metodologias ativas, no acompanhamento acadêmico contínuo e na formação médica que proporciona excelência teórica consolidada por prática técnica alinhada ao atendimento humanizado.

A cerimônia também contou com exibição de vídeos institucionais da Unifadra e do curso de Medicina, além de depoimentos de egressos, que compartilharam suas experiências sobre a estrutura do curso e a metodologia de ensino adotada, reforçando os diferenciais da formação oferecida pela instituição.

O diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, lembrou que a trajetória na graduação é exigente, marcada por desafios, crescimento pessoal e compromisso com respeito e humanidade e frisou que a escolha pelo curso de Medicina exige muito mais entrega, pois a profissão demanda pensar no próximo e assumir a responsabilidade de cuidar de vidas.

A vice-diretora acadêmica, Profa. Dra. Vanessa Andreto, enfatizou o acolhimento institucional como pilar da relação com os estudantes e afirmou que a Unifadra mantém proximidade constante com os alunos, identificando demandas e atuando para sanar possíveis dificuldades ao longo da formação.

A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, comentou os avanços na estrutura do curso, como a aquisição de um simulador de ambulância de urgência e emergência e a ampliação de estágios e novos campos de prática. Ressaltou ainda o significado da Cerimônia do Jaleco como símbolo do compromisso assumido pelos futuros médicos com a dedicação acadêmica, a ética, a postura e a responsabilidade que a profissão exige.

O Juramento do Estudante de Medicina reafirmou esses valores essenciais ao exercício profissional desde o início da graduação, na presença de familiares, que acompanharam de perto esse marco na trajetória dos estudantes.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundec, Luciano Gerlin, falou sobre o trabalho da Fundação para oferecer a melhor formação em todas as suas unidades educacionais. Incentivou os estudantes a sempre buscarem conhecimento, pois é a forma de conquistarem uma melhoria de vida - influenciando as pessoas ao seu redor e consequentemente melhorando a comunidade, a cidade, o país e o mundo.

O diretor executivo da Fundec, Edson Kai, disse que o curso de Medicina da Unifadra já tem uma grande história, iniciada com a 1ª turma em 2017. “Temos a honra de receber a 10ª turma, sempre mantendo turmas pequenas de 66 alunos novos. A ideia será sempre proporcionar uma formação médica profissional humanizada de muita qualidade. Nossa infraestrutura e corpo docente altamente especializado garantem essa afirmação pelos próprios alunos egressos que deram seus testemunhos”.

Após a solenidade, os calouros iniciaram a programação acadêmica da semana com a divisão das turmas e a organização dos grupos de tutoria, etapa primordial para o desenvolvimento das atividades previstas ao longo do semestre.

A recepção marcou o início de uma nova fase, fortalecendo o vínculo dos estudantes com a Unifadra e com os princípios que orientam a formação médica promovida pela instituição. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Fundec no YouTube.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA